quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Coordenação Vespertino

Aos oito dias do mês de fevereiro de dois mil e doze, às oito horas e quarenta minutos, iniciou-se a coordenação pedagógica do CED4, com a presença dos professores Adailton, Ailton, Fernando, Kátia, Maria de Jesus, Mauro e o coordenador Pimentel. O coordenador iniciou a reunião solicitando aos professores a elaboração dos planos de aula referente ao período de nove a dezessete de fevereiro do corrente ano, em seguida distribuiu o texto "Livro da Vida" para ser discutido com os alunos durante a aula e entregou, ainda, o calendário letivo da SEEDF do ano de dois mil e doze. A supervisora Inês encerrou a reunião, explicando a importância do planejamento diário e que o formulário para o preenchimento do plano de curso será entregue durante a coordenação individual a realizar-se quatorze de fevereiro de dois mil e doze. Sem mais nada a acrescentar, a reunião encerrou-se às dez horas e trinta minutos.
Leia Mais ►

Coordenação Matutino

Aos oito dias do mês de fevereiro de dois mil e doze, reuniram-se na sala de coordenação, os coordenadores Éric e Janete e os professores Ivone, Montalvão, Francinette, Carla e Ana Patrícia. Os coordenadores decidiram discutir o calendário apenas quando o grupo estiver completo. Entregaram o calendário geral do ano letivo de 2012, apresentaram as datas de início e final dos bimestres, marcaram uma reunião de pais para os dias 15/2, 1º anos, e 17/2, 2º e 3º anos, respectivamente, no auditório da administração do Guará. Os professores fizeram uma avaliação do 1º dia de aula, da atividade "A Escola que queremos". Todos acharam positivo o aluno ser questionado sobre a situação e sua visão da escola. (...) Os coordenadores sugerem que as salas-ambiente sejam por área e bloco: o bloco B será de Ciências da Natureza (sala 1 - Tiago/Física, sala 2 - Hugo/Química, sala 3 - Luís Marcos/Biologia, sala 4 - Carla/Matemática, sala 5 - Fabrício/Matemática); o bloco C será de Ciências Humanas (sala 6 - Francinette/Filosofia, sala 7 - Felipe/História, sala 8 - Daniane/Geografia, sala 9 - Eric/Sociologia, sala 10 - Luís Carlos/Educação Física); o bloco D será de Códigos e Linguagens (sala 11 - Denise/Espanhol, sala 12 - Hulda/Inglês, sala 13 - Montalvão/Português, sala 14 - PD1, e sala 15 - Ana Patrícia/Português). A segunda sala do bloco E ficará o estúdio de artes com a professora Ivone. Os coordenadores solicitaram que os professores façam o planejamento anual, com a divisão de conteúdos por bimestre. E todos assinaram.
Leia Mais ►

1º dia de aula!!!

Olá pessoal! Começou!


Alunos e professores do CED4 do Guará se encontraram no dia 8 de Fevereiro para a Aula Inaugural. O primeiro foi momento foi de reencontros e encaminhamento dos alunos para suas respectivas classes. Em seguida, cada professor acolheu seus alunos em uma sala onde, após uma breve apresentação, promoveu uma reflexão sobre o sentido da escola para todos ali. O importante era cada um socializar suas idéias sobre a escola que temos, a escola que queremos e a escola que sonhamos.
Após o intervalo para o lanche, a limpeza e a organização das salas, todos nos reunimos no pátio para a apresentação da produção de cada turma. Foi um momento fundamental de criação coletiva das condições para o trabalho que todos temos a desenvolver este ano. Na verdade, foi o pontapé inicial do Campeonato que estamos jogando pela Educação!


















Leia Mais ►

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Estimado professor

Nossa escola está fazendo aniversário e para comemorar planejamos muitas novidades. Acreditamos que este é o ano da virada e que será repleto de momentos felizes e marcantes para todos nós. Imagina que você faz parte de um time que tem um grande campeonato pela frente. Já está concentrad@, se preparando?
Toda mudança parte de nós, na verdade de cada um, por isso em vez de se queixar da escola e ficar parado, tenha atitude, aja! Em vez de desistir e ir embora, melhore sua situação no lugar em que você está. Para ganhar qualquer partida é preciso muito treino e perseverança.
Nossa escola tem em vista o futuro dos alunos, trabalhando-o com cada um a partir do presente. Buscaremos juntos criar oportunidades e ter perspectivas de futuro diferentes. Para isso, algo importante a se aprender é ser o ator principal da própria história e assumir iniciativa e responsabilidade com a própria vida, sendo sensível para a importância de antecipar e fazer escolhas considerando as conseqüências. Por que tanto otimismo? Por que depende de nós! Principalmente, depende de você!
O projeto de vida envolve a definição do lugar do jovem no mundo e na sociedade. O jovem precisa ter a oportunidade para conseguir elaborar o seu projeto de vida e precisa também conhecer a realidade no qual esta inserido. O projeto de vida é a ação do individuo de escolher um dentre os futuros possíveis, transformando os desejos e fantasias em objetivos a serem perseguidos.
Bem, esse é um sonho cujos objetivos queremos compartilhar com vocês: a) a oportunidade de aprender a pensar o futuro de forma didática e organizada; b) organizar a própria vida e as relações sociais de modo equilibrado, cultivando sua identidade, auto-estima e atendendo aos papeis sociais, c) administrar o tempo e as finanças pessoais, d) criar uma perspectiva de carreira profissional, e) atuar solidariamente nos problemas da nossa sociedade.
Nós, professores, somos parceiros de idéias e projetos dos nossos alunos.  Em maior ou menor grau, eles sentem que se preparam para a vida, apresentam sonhos a realizar e desejam obter sucesso.  Seus projetos de vida podem estar bem ou nada delineados, muito ou pouco esclarecidos para eles mesmos. De todo modo, devemos estar atentos e dispostos a mostrar-lhes as situações em que colocam seus projetos em jogo. E por falar em projeto de vida: você já tem o seu? 
Saiba que é um grande prazer ter um profissional como você como nosso parceiro. Você está no CED4 do Guará!!!
Leia Mais ►